<meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d3234551\x26blogName\x3d.:nowhere:.\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://herethere.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://herethere.blogspot.com/\x26vt\x3d8570704608704721009', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
0 comments | 26.9.10

24 horas em berlin


finalmente usei o city guide que ganhei de presente do querido rubinho na minha fatidica despedida de floripa. e te digo, amigo, foi de grande utilidade.
viajar pela alemanha tem uma vantagem: se tu estiveres apertado, pode recorrer ao Mitfahrgelegenheit
e um sistema simples: o cidadao alemao que vai viajar (o que eles fazem muito) oferecem, por uma quantia quase que simbolica, carona aos pobres-diabos. existem ate vans especializadas nisso, so que em nossa viagem a Berlin, partindo de Bonn, fomos com o Pete. Viajamos confortavelmente num utilitario Volvo e fizemos tres paradas. Ida, 20 euros. Volta, 20 euros.
Ainda na estrada para o Leste passamos pelo primeiro sinal de que a Alemanha era dividida.
Uma torre de observacao do antigo posto de fronteira ainda esta preservada. Outra diferenca: as propriedades rurais a Oeste tem areas familiares enquanto a Leste, imensos campos de plantacao. Os russos socializaram as terras particulares. Cruzar a Alemanha de Oeste (amo) para Leste revela uma paisagem sem grandes destoacoes, a nao ser alguns vales.
Porem, a cada curva vc pode se deparar com uns dos milhares de Windmils que ja representam 7 por cento da geracao de energia no pais. Em contraste, o famoso modelo de escape das usinas nucleares, gigantes de bocas largas que exalam fumaca branca densa que paira no ar (parece resistir ao vento).

Berlin e uma cidade absurda! Resumo em quatro palavras: Fria, chuvosa, quente e faz suar! Primeira dica ao turista que nao tiver o guia que o rubinho me deu: - providencie assim que chegar a cidade um mapa com todas as rotas de Metro (U-Bahn) e S-Bahn (trens). Eles te levam a todos os lugares por meio dos chamados Rings. As conexoes sao faceis, a exemplo de Paris. Mas, querido leitor, se vc conectar na Hauptbahnhof, e melhor ficar ligado. A estacao parece mais um aeroporto e tb e um ponto turistico. Em 24 horas e possivel passar pela maior parte deles (se nao quiser ser um turista estupido, leia sobre a historia de Berlin) e sentir e tentar viver a cidade.

Vai de mochilao? Prefira os hostels proximos a Friedrich Strasse. Essa e a principal rua de Berlin e e perto de tudo para quem nao tem muito tempo de saracotear turisticamente.
Vai na primavera? Chuva variando
para garoa todo o tempo, segundo um antigo "berliner" nascido e criado no comunismo oriental. A nao ser que queiras integrar-te a um grupo de chineses ou japoneses, ainda pode comprar uma capa de chuva amarela.

Nao sabe por onde comecar? Check point Charlie. Se tiver a fim de gastar sola do tenis, o Mitte de Berlin e relativamente pequeno e concentra quase todos os pontos principais. Se nao tiver chovendo, uma bike e, sem duvida, a melhor opcao. Nao deixe de dar um role na Alexander Platz, antigo centro de berlin oriental. ali perto tambem fica a Antena de TV.
ai, depois, se der, um banho pra revigorar e siga para a noite de Berlin. A nossa escolha foi o Weekend, no 15 andar de um predio de uma antiga fabrica de sei la o que. Cerveja barata, house fino na nossa noite de sabado e gente feliz! O melhor: o dancefloor cansou? Sente-se confortavelmente nos balcoes estofados nas janelas com vista pra cidade, do alto. impagavel, noite inesquecivel!
Berlin, quero voltar!